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MUSICOTERAPIA

As sessões de Musicoterapia, dentre outras abordagens, trabalham o ritmo, a percepção auditiva e a coordenação motora, promovendo o desenvolvimento de novas conexões cerebrais e ampliando de forma lúdica e prazerosa, a criatividade, a socialização e os repertórios comunicativo e cognitivo.

Estudos mostram que o uso de elementos da Musicoterapia auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem da criança autista. Estímulos com a música contribuem para um acréscimo de competências e desenvolvimento de habilidades. Também se aponta que a música favorece o intelecto e emocional, incluindo o processamento auditivo e a interação social da criança.

equipe
Criança brincando de empilhar cubos
Quarto colorido para atividade infantil
sala de musicoterapia com tapete imitando piano e outro com figuras de bicnhinhos e instrumentos na sala
sala de musicoterapia com tapete imitando piano e outro com figuras de bicnhinhos e instrumentos na sala
Criança em atividade lúdica
Sala de atividades infantil

Nos atendimentos de musicoterapia, os indivíduos com TEA se deparam com estímulos diversos. O estímulo à comunicação auxilia o processo de desenvolvimento da vocalização e fala. Os estímulos sensoriais abrangem o processamento auditivo, reconhecimento e discriminação de sons. Os estímulos motores vêm da manipulação dos instrumentos musicais e da movimentação do corpo. A estimulação cognitiva fornece propostas de experiências musicais que incentivam atenção, concentração e memória. A estimulação social ocorre por meio da promoção de atividades em grupo. Além da música, outro recurso utilizado como apoio no atendimento em musicoterapia, são as pistas visuais – imagens físicas ou digitais que podem ser usadas para sinalizar o ambiente (indicando onde estão guardados os instrumentos musicais). 

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